
Financiado por
A dor eterna da
perda de um filho
A perda contranatura de um filho, enquanto experiência traumática, tende a ser definida pela ciência psicológica como a perda mais dolorosa que qualquer ser humano pode vivenciar.
Inclusivamente, a morte de um filho é acompanhada de inúmeras outras perdas, como a perda das expectativas para o futuro, a perda dos momentos de proximidade emocional insubstituíveis e a perda do próprio sentido de identidade.
Texto de Sofia Gabriel e Mauro Paulino
Mind | Instituto de Psicologia Clínica e Forense
Perspectiva legal
O Código do Trabalho português e a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas preveem um regime de falta justificada remunerada de 5 (cinco) dias consecutivos para as situações de morte de um filho (Luto Parental).
É este o actual regime de faltas justificadas legislado no ordenamento jurídico português. Notoriamente, trata-se de ditame legal insuficiente e violador dos mais elementares princípios que devem nortear o bem estar físico e emocional dos trabalhadores em casos de Luto Parental.
Texto de Patrícia Dias Mendes
Jurista
Manifestações do luto
Cada pessoa vive o luto de forma única e diferente. Por isso, algumas manifestações descritas neste flyer poderão ser sentidas por uns e não por outros, assim como haverá estratégias para ajudar a gerir a dor da perda que fazem sentido para uns pais e não para outros.
Como ajudar pais em luto
Quando alguém decide ajudar uma pessoa que se encontra em luto é necessário ter, não só, disponibilidade física, mas também emocional.
Nos primeiros momentos após a perda, os pais encontram-se num estado de choque e podem sentir muita dificuldade em apoiar o(s) seu(s) outro(s) filho(s).
"... é contra-natura"
Dra. Maria de Jesus Moura
psicóloga, IPO Lisboa
"... é uma experiência traumática"
Dra. Sofia Gabriel
psicóloga, Mind | Instituto de Psicologia Clínica e Forense
"... alteração do papel parental"
Dr. Mauro Paulino
psicólogo, Mind | Instituto de Psicologia Clínica e Forense
Às terças
com Morrie
A geometria
do amor
A morte
íntima
Albom Micht
Luís Quintino
Marie de Hennezel
Vídeos
Curta-metragem de animação sobre pais que perdem uma filha
Testemunhos de pais que perderam um filho
A importância do luto e do seguir em frente, pela médica e escritora Ana Claudia Arantes
Um grupo de pessoas fala abertamente sobre a experiência do luto
Como lidar com a morte de um filho?